sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Animismo e Mistificação

Animismo
Entende-se por animismo o fenômeno que ocorre com o medium que o confunde através de lembranças da vida atual ou de uma vida passada, fazendo com que interprete mal as mensagens recebidas por outras entidades.
O animismo é normal, é uma etapa que o medium passa para a sua evolução espiritual.
Mistificação
Este termo se deriva do fato de enganar, ludibriar, são pessoas que dizem comunicar-se com os espíritos mas estes, na verdade, não receberam mensagens espíritas, apenas enganam as pessoas, e, muitas vezes, cobram-nas as sessões, negando o princípio da caridade e da moral. Quem mistifica é chamado vulgarmente de charlatão, que finge ser medium para ganhar dinheiro a partir desta causa. Muitos mistificadores eram mediuns, que perderam sua "abilidade" porque não souberam usar dela para fazer a caridade ou usou-a mal, assim, ao perder sua afinidade com os espíritos, começa a mentir para continuar gozando de benefícios financeiros por usarem dessa enganação.
Muitos confundem os fenômenos anímicos com mistificações, mas, não nos convém rotular todos os enganos cometidos pelos mediuns como que mistificações, porque estaremos sendo injustos, uma vez que o engano é normal, o erro é humano, uma vez que estamos em um mundo de provas e expiações, e não somos espíritos perfeitos ainda.
O fato de ocorrer um fenômeno anímico não é uma tentativa de enganar, e sim uma confusão causada por lembranças que permanecem inatas em nosso sub-consciente, e, se julgarmos os pobres errantes como enganadores estaremos negando até mesmo os princípios morais ensinados pelo mestre Jesus Cristo.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ideias falsas sobre o Kardecismo

A sociedade, através dos tempos se fundou com base no Catolicismo, que foi ensinado pelo nosso senhor Jesus Cristo, e, posteriormente, através dos tempos, distorcido pelos homens e suas paixões carnais.
As Igrejas no decorrer dos tempos proibiu as necromancias e qualquer tipo de contato com os mortos, e, quando surgiu o espiritismo julgou que fosse uma religião que "ensinava o contato com os mortos", sendo que quem desencarna não morre, apenas passa para outro estágio de vida, e os contatos com os espíritos sempre se deram, desde que o homem existe, e não é uma obra sobrenatural, uma vez que se encaixa nas leis naturais que Deus, nosso pai criou.
O Kardecismo então foi repreendido pelas outras religiões, porque estudava (e estuda) os espíritos e suas relações com o mundo e as pessoas, assim as Igrejas que não conhecem os princípios do Kardecismo o ditam como exoterismo e obra do demônio. Mas esta acusação não passa de um preconceito do senso comum, uma vez que o espiritismo nos mostra o caminho do amor e nos ensina a viver melhor, esclarecendo todos os assuntos que para uns é proibido, como a reencarnação e a vida após a morte.
As pessoas que afirmam que o espiritismo é obra maligna não o conhecem, e, nem ao menos sabem do que se trata. Mas, o fato destes mesmos indivíduos não acreditarem, por exemplo na reencarnação, eles irão encarnar de qualquer forma em outra existência, uma vez que estão encarnados, é como o sol, se eu não creio que o sol se põe, ele se põe da mesma forma, embora eu acredite ou não.
Os nossos irmãos que se mantém presos na ignorância e nos ditados do velho e preconceituoso senso comum ainda não estão preparados para o esclarecimento, ainda não estão evoluídos o bastante para receber certos conhecimentos, é como o espírito André Luiz disse: "Quando o aluno está pronto, o mestre sempre aparece", nossos irmãos incrédulos ainda não estão prontos para receber tal esclarecimento.
Mas, se há pessoas que nos criticam e criticam a nossa fé e a nossa religião, deixe que passem por despercebidas, uma vez que não podemos apontar as falhas das outras religiões das quais não nos identificamos, sendo que com o amor, e só com o amor conseguimos conscientizar nossos irmãos e sair dos problemas que enfrentamos.
Mas algum dia, de muita caminhada e depois de muitas lições todos os irmãos irão crer nos princípios de vida que hoje são percebidos por pequena parte das pessoas neste mundo.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A juventude e o Kardecismo

Como diz um velho ditado, a vida do jovem e do adolescente é a transição da infantilidade para a vida adulta, e, nesta fase de intercessão, o jovem terá que começar a enfrentar responsabilidades maiores, é um aprendizado para a madureza, então as suas decisões na juventude vão dizer quem você será na sua idade posterior, assim o jovem deve tomar uma postura mais adequada, não querer aproveitar a vida a fundo fazendo coisas erradas que se desviam das leis divinas. Há várias formas de se divertir sem que tenha que, necessariamente fazer coisas ruins para a sua saúde física, espiritual e moral.
Por exemplo, as farras e o vício da dependência química são divertimentos rápidos, repentinos, do momento, que, quando passam, nos dão a sensação de sujeira, de que fizemos algo ruim para nós mesmos, e, muitas vezes até gera quadros depressivos, e vão nos afogando cada vez mais nas paixões mundanas, nos impedindo de nos purificarmos e evoluirmos. É difícil para o jovem sair de tais problemas, mas sair destes é o que deve ser feito, já que na terra estamos para sofrer expiações e provas, muitas vezes escolhidas por nós mesmos no plano espiritual, antes de reencarnarmos, assim, não devemos ceder para o vício e para as tentações, mas devemos superá-las.
Mesmo com a tentação dos prazeres da carne devemos resistir e buscar a felicidade maior, que está além de nossa compreensão, do que adianta ficar feliz por cinco minutos e depois se arrepender de ter feito uma loucura, por anos? Muitas vezes fazendo isto apenas para impressionar ou escandalizar as pessoas que nos cercam. Eu vos digo em verdade, não vale nada para o homem tais divertimentos. Se imaginarmos que da verdadeira felicidade nós ainda não entendemos nada podemos ficar consolados, e evoluir para encontrar com esta felicidade suprema, usufruir do bem para fazer o bem aqui e agora, sem desperdiçar dessa nova existência que foi concedida pela misericórdia de Deus que nos dá infinitas chances de nos tornarmos melhores para conosco e para com os nossos irmãos.
Então é de suma importância o jovem estudar e seguir os princípios da doutrina espírita, uma vez que a doutrina dita o amor, e somente com o amor podemos vencer. Mesmo que o jovem seja, na maioria das vezes impaciente e quiser respostas imediatas de seus problemas e indagações, deve estudar a fundo este tema e adentrar no esclarecimento completo.
A juventude é um dos melhores tempos de mudar e aprender, o melhor momento para trilhar o caminho certo, porque ela irá ditar o que você será mais tarde, além de nos dar muito tempo de vida para aproveitarmos ao bem da caridade e do esclarecimento.
Abraços fraternos!

Qualquer dúvida, me contate: mcaetanolopes@gmail.com

domingo, 13 de fevereiro de 2011

O que são demônios?

Como já foi dito em um dos tópicos anteriores, Deus criou todas as almas simples e ignorantes, sem conhecimento de nada, e deu-lhes o livre-arbítrio para seguirem o bem ou o mal para que pudessem evoluir, assim muitos espíritos evoluíram e estão puros como também muitos espíritos seguiram a trilha do mal e não evoluíram tanto, encontrando-se perdidos nas zonas do umbral, vulgarmente chamado de inferno.
Os espíritos chamados vulgarmente de "demônios" não são nada mais do que nossos irmãos por Deus que se encontram perdidos, afogados pelo ódio e/ou pelas paixões terrenas, eles estão muito ligados à laços terrestres e não se espiritualizaram quando vivos em suas missões, e, muitos deles acreditam que só praticando os maus atos, regidos pela sua ira irá salvá-los de seus estados de vida promíscuos e odiosos.
Então tudo o que existe é criação divina, sendo que Deus é mestre do universo e é o princípio de tudo, portanto, criou todos os espíritos e lhes deu a liberdade, mas com a meta de evoluírem e chegarem até ele, porém, nem todos seguiram seus caminhos, isto não pela culpa de Deus, mas pela culpa do próprio espírito que se desviou das leis divinas.
Mas todos irão evoluir até ficarem puros, e os filhos pródigos irão voltar para os braços do pai que os espera ansioso e deixarão todo o mal para trás, até os demônios algum dia se tornarão anjos.
Não podemos ver a imagem dos demônios como apenas seres malignos e ignorantes, mas como nossos irmãos desamparados por nós mesmos, que necessitam do nosso amor e compreensão, porque ninguém vence com o ódio, com a vingança, somente com o amor; nenhum problema pode ser resolvido com o mal, e sim com o amor, o sentimento que herdamos do pai supremo.

Blog aberto, qualquer dúvida, questione nos comentários, faça questionamentos e críticas sobre a doutrina espírita para que possamos adquirir mais conhecimentos.

Reencarnação


Qual é o motivo da reencarnação?
A reencarnação é apenas uma fase da nossa vida de espírito, da nossa vida eterna, ela se dá como uma missão, um bem concedido pela misericórdia divina para que possamos evoluir, onde serão dadas provas ou expiações para que possamos cumprir e aprender mais e estar um passo à frente de nos tornarmos puros.
Como podemos saber se a reencarnação realmente existe?
Primeiro: como podemos pensar que Deus tenha criado espíritos melhores que os outros, sendo que no mundo todos são diferentes, enquanto uns vivem na caridade, no amor de ajudar o próximo e fazer boas ações, outros vivem no mundo do crime, matam e roubam. Se pensarmos deste ponto de vista veremos que se Deus criasse seres de níveis de evolução diferentes, seria um princípio contra a justiça e misericórdia divina. Deus criou todas as almas simples e ignorantes, deu-lhes o livre arbítrio para escolherem seguir ou não suas leis, os filhos de Deus através da reencarnação evoluem mais rápido ou mais devagar, assim se explica o fato de haver seres mais evoluídos do que os outros além de provar a reencarnação.
Segundo: As faculdades excepcionais dos chamados "gênios", como uma criança pode sentar-se na frente de um piano e tocá-lo sem ter visto alguém fazer música com o instrumento? Eis a prova concreta no site: http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL992427-7085,00-MENINO+DE+ANOS+VIRA+PIANISTA+E+COMPOSITOR+VIRTUOSO.html . Isto se explica pelo fato de, em existências anteriores, os "gênios" terem se destacado em tal área e preservado esta qualidade na vida atual.
Terceiro: Há também outro fato que prova o princípio da pluralidade das existências, como podemos explicar as reminiscências repentinas de um passado quase desconhecido? Seria apenas uma ilusão? Raciocinando, há 50% de chances de ser apenas uma ilusão como há 50% de chances de ser uma verdade. Sendo verdade, a única explicação para este fato é a reencarnação.
Para estudar mais sobre este assunto, consulte:

  • Reencarnação baseada em fatos, Karl E. Muller, EDICEL, 4ª edição;
  • A Reencarnação, Gabriel Delanne, FEB, 6ª edição;
  • Jornal o “Estado de Minas”, BH 19.07.94.
  • Folheto Informativo “Construir e Esperança” n. º 7, da Igreja Católica, Agosto/91.
  • Reencarnação e Imortalidade, Hermínio C. de Miranda, FEB, 2ª Edição.
  • Reencarnação em Foco, Alberto de Souza Rocha, Casa Editora o Clarim, 1ª Edição.
  • Reflexões sobre a Vida depois da Vida, Dr. Raymund A. Moody Jr., Nórdica, 1987.
  • Vida Pretérita e Futura, Dr. H. N. Banerjee, Nórdica, 2ª Edição.
  • Revista Planeta Especial – Reencarnação, Editora Três.
  • Novo Testamento, LEB – Edições Loyola, 1984.
  • Bíblia Sagrada, Editora Ave Maria, 68ª Edição.
  • O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, Instituto de Difusão Espírita, 37ª Edição.
  • Psiquiatria em Face da Reencarnação, Dr. Inácio Ferreira, FEESP, 3ª Edição.
  • A Reencarnação Segundo a Bíblia e a Ciência, José Reis Chaves, Ed. Martin Claret, 6ª edição, 2001.


O que é o Espiritismo

A doutrina dos espíritos sempre existiu, desde que o homem teve a compreensão da morte e a curiosidade do que ocorre consigo após este fenômeno, mas ela se oficializou como filosofia no decorrer dos tempos.
No ano de 1848 um fenômeno espírita ocorre em Hydesville-EUA chamando a atenção do público, após este fenômeno ocorreram muitos outros na Europa, como o das "mesas girantes, na europa que instigou as pessoas pelo fato da mesa girante ter vontade própria e, através da tiptologia (pancadas), responder perguntas sobre diversos temas. 
Convidado, em 1855, para assistir uma reunião, o professor Hyppollite Léon Denizard Rivail chegou à conclusão que era preciso conhecer a causa de fenômeno tão extraordinário e, após quase dois anos de pesquisa, a mesa girante deu todas as provas, transformadas em fatos autênticos, que ela era apenas instrumento, ferramenta de comunicação de um espírito, ou seja, um ser humano já "morto" mas que continuava vivo no além-túmulo. Essa pesquisa culminou no lançamento, em 18 de abril de 1857, da obra "O Livro dos Espíritos" trazendo os princípios fundamentais do Espirtismo ou Doutrina Espírita. O professor Rivail assinou a obra com o pseudônimo Allan Kardec, nome pelo qual passou a ser conhecido. Na sequência de seu trabalho foram publicados os seguintes livros: "O Livro dos Médiuns" (1861), "O Evangelho Segundo o Espiritismo" (1864), "O Céu e o Inferno" (1865) e "A Gênese" (1868). Allan Kardec nasceu no dia 03 de outubro de 1804 e desencarnou no dia 31 de março de 1869. Além das obras aqui citadas, Kardec manteve a publicação da "Revista Espírita", periódico mensal, e fundou o primeiro Centro Espírita do mundo, a "Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas".
O significado do Espiritismo não pode ser discorrido em algumas poucas palavras, este tema merece ser estudado a fundo, porém, o significado do Espiritismo é, rapidamente dizendo a doutrina que estuda o espírito e suas relações com o ambiente e os seres.

          Allan Kardec