Animismo
Entende-se por animismo o fenômeno que ocorre com o medium que o confunde através de lembranças da vida atual ou de uma vida passada, fazendo com que interprete mal as mensagens recebidas por outras entidades.
O animismo é normal, é uma etapa que o medium passa para a sua evolução espiritual.
Mistificação
Este termo se deriva do fato de enganar, ludibriar, são pessoas que dizem comunicar-se com os espíritos mas estes, na verdade, não receberam mensagens espíritas, apenas enganam as pessoas, e, muitas vezes, cobram-nas as sessões, negando o princípio da caridade e da moral. Quem mistifica é chamado vulgarmente de charlatão, que finge ser medium para ganhar dinheiro a partir desta causa. Muitos mistificadores eram mediuns, que perderam sua "abilidade" porque não souberam usar dela para fazer a caridade ou usou-a mal, assim, ao perder sua afinidade com os espíritos, começa a mentir para continuar gozando de benefícios financeiros por usarem dessa enganação.
Muitos confundem os fenômenos anímicos com mistificações, mas, não nos convém rotular todos os enganos cometidos pelos mediuns como que mistificações, porque estaremos sendo injustos, uma vez que o engano é normal, o erro é humano, uma vez que estamos em um mundo de provas e expiações, e não somos espíritos perfeitos ainda.
O fato de ocorrer um fenômeno anímico não é uma tentativa de enganar, e sim uma confusão causada por lembranças que permanecem inatas em nosso sub-consciente, e, se julgarmos os pobres errantes como enganadores estaremos negando até mesmo os princípios morais ensinados pelo mestre Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário